Processos Neuronais Envolvidos em Interações Musicais

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Resumo: Estudo mostra como o cérebro das pessoas faz conexões entre fatores sensoriais e cognitivos ao tocar música juntos.

Fonte: Instituto Max Planck

Fazer música em conjunto é um desafio único: o músico não deve apenas planejar e executar os sons produzidos por seu próprio instrumento, mas também coordenar suas ações com as dos outros.

Esta é uma conquista extraordinária por parte do cérebro, que uma equipe de pesquisa internacional dos Institutos Max Planck de Estética Empírica em Frankfurt am Main (MPIEA) e de Ciências Cognitivas e Cerebrais Humanas em Leipzig (MPI CBS) agora estudou em detalhe.

Os resultados de seu estudo acabaram de aparecer como um artigo de acesso aberto na revista  Cerebral Cortex .

A interação musical requer uma coordenação flexível entre os instrumentistas, pois eles precisam focar não apenas em seus próprios instrumentos, mas na harmonia entre os instrumentos. Como ambos não são possíveis ao mesmo tempo, eles definem prioridades que podem mudar durante o jogo, dependendo da situação.

Para descobrir exatamente como esse processo funciona e quais regiões do cérebro são ativadas, os pesquisadores convidaram 40 pianistas com formação em piano clássico para tocar peças curtas em duetos – um tocando a melodia com a mão direita, o outro a linha do baixo com a esquerda .

A atividade cerebral pode ser localizada precisamente com ressonância magnética funcional (fMRI). Isso envolve os participantes do estudo deitados dentro de um tubo estreito cercado por um forte campo magnético – circunstâncias que tornam praticamente impossível estudar pianistas tocando piano.

No entanto, os cientistas já haviam elaborado uma solução para esse problema em um estudo anterior; em colaboração com a Blüthner Piano Factory, com sede em Leipzig, eles criaram um piano compatível com MRI com 27 teclas que permitiam o registro de toques de tecla via cabo de luz.

Agora, sua invenção pioneira foi implantada pela primeira vez em um dueto: um pianista tocou a melodia de uma música no scanner de ressonância magnética, enquanto seu parceiro tocava a linha de baixo em um piano comum fora da sala do scanner.

Para metade das peças, os músicos praticaram a melodia e a linha de baixo de antemão; para a outra metade, eles não estavam familiarizados com a linha de baixo. A atividade cerebral foi medida apenas para os jogadores no scanner de ressonância magnética.

“Quando o aparelho de ressonância magnética conhecia a linha de baixo, as áreas do cérebro responsáveis ​​pelas funções motoras para tocá-la estavam ativas – embora estivessem sendo tocadas pelo parceiro de fora. Ao mesmo tempo, áreas do cérebro que controlam a audição também foram ativadas.

“Isso significa que, em suas cabeças, os pianistas não estavam apenas ‘tocando’ a linha de baixo como acompanhamento, eles também estavam ‘ouvindo’ como deveria soar – o que obviamente nem sempre era idêntico ao que seus parceiros de fora eram. jogando”, relata a primeira autora Natalie Kohler do MPI CBS.

Além disso, os pesquisadores “manipularam” o experimento dando aos pianistas informações diferentes sobre o tempo, o que os fez tocar um pouco fora de sincronia.

A chefe da equipe de pesquisa Daniela Sammler do MPIEA explica: “Quando o parceiro do dueto tocou as teclas em um ritmo diferente do esperado, o cerebelo, que é um forte detector de discrepâncias temporais, foi ativado. Isso é notável porque estamos falando de uma diferença de apenas alguns milissegundos. O que nos coloca diretamente no setor de alto desempenho aqui.”

Quanto maior a discrepância entre a parte que os pianistas no scanner de ressonância magnética ouviram em suas cabeças e o que seus parceiros de fora estavam realmente tocando, mais os pianistas de ressonância se concentraram em si mesmos, enquanto os pianistas de fora se adaptaram a eles.

Essa distribuição de papéis corresponde a um fenômeno geralmente observado: o jogador “mais fraco” – ou seja, aquele que joga em condições mais difíceis – geralmente se concentra mais em seu próprio desempenho.

Ao todo, as descobertas do estudo mostram como os cérebros das pessoas fazem conexões entre fatores cognitivos e sensoriais quando tocam música juntos, e que esse feito notável permite que eles adaptem seu desempenho a uma situação específica.

Sobre esta notícia de pesquisa sobre música e neurociência

Autor: Assessoria de Imprensa
Fonte Original: Instituto Max Planck
Contato: Assessoria de Imprensa – Instituto Max Planck

Pesquisa Original: Acesso aberto.
“ As regiões audiomotoras córtico-cerebelares coordenam o eu e o outro na ação conjunta musical ” por Natalie Kohler et al. Córtex cerebral

Abstrato

As regiões audiomotoras córtico-cerebelares coordenam o eu e o outro na ação conjunta musical

A performance musical conjunta requer uma coordenação sensório-motora flexível entre o eu e o outro. Parâmetros cognitivos e sensoriais de ação conjunta – como conhecimento compartilhado ou (a)sincronia temporal – influenciam essa coordenação alterando o equilíbrio entre segregação e integração self-outro.

Para investigar as bases neurais desses parâmetros e sua interação durante a ação conjunta, pedimos aos pianistas que tocassem em um piano compatível com RM, em dueto com um parceiro fora da sala do scanner. O conhecimento motor da parte musical do parceiro e a compatibilidade temporal do feedback da ação do parceiro foram manipulados.

Primeiro, encontramos atividade mais forte e conectividade funcional nas redes audiomotoras córtico-cerebelares quando os pianistas já haviam praticado a parte de seus parceiros antes. Isso indica que eles simularam e anteciparam o feedback auditivo do parceiro em virtude de um modelo interno.

Em segundo lugar, observamos uma atividade cerebelar mais forte e adaptação comportamental reduzida quando os pianistas encontraram assincronias sutis entre essas antecipações baseadas em modelos e o resultado sensorial percebido de ações (familiares) do parceiro, indicando uma mudança para a segregação eu-outro.

Esses achados combinados demonstram que as redes audiomotoras córtico-cerebelares ligam o conhecimento motor e os sons produzidos por outros, dependendo de fatores cognitivos e sensoriais do desempenho articular, e desempenham um papel crucial no equilíbrio da integração e segregação eu-outro.

Fonte: Neuroscience News

Imagem: Pexels

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