No estudo do canto, se você é cantor iniciante ou avançado, amador ou profissional, popular ou gospel, etc… Certamente já enfrentou alguma ou algumas dessas dificuldades em menor ou maior grau.
Então resolvi listar aqui as 10 mais comuns segundo a maioria dos cantores e as suas respostas.
Compreenda que estas respostas são apenas orientações básicas e que para executá-las na prática é importante que tenha um bom instrutor vocal.
1) Como canto sem desconectar-me? Como passo pelas minhas desconexões?
Normalmente a primeira coisa que certas técnicas erroneamente ensinam é apoiar mais, ou seja, empurrar mais, criar mais tensão ou simplesmente gritar com sua voz de peito até o máximo da sua região de alcance.
E então o que conseguem? Mais desconexão, mais problemas. Isso frequentemente acontece com os homens.
E com as mulheres o que acontece? Erroneamente outras técnicas dizem: Traga sua voz de cabeça até o grave.
Então as mulheres acabam nunca usando sua voz de peito, e ficam sem ressonância, sem a voz mais grave natural.
A maneira correta de cantar é cantar com voz de peito nas notas graves, com voz de cabeça nas notas agudas e com a mescla dos registros na voz média.
E essa é a voz mesclada. Dessa forma você pode passar com facilidade pelas passagens/pontes da sua voz.
Nada de: dê mais apoio, corrija sua postura, traga a voz mais para frente.
Essas coisas ajudam em alguns casos, mas na maioria das vezes se tornam obstáculos e fazem com que você fique mais tenso.
Assim você nunca consegue passar para o outro lado de sua ponte para descobrir sua verdadeira voz.
Você também precisa entender o sistema das pontes, e que realmente a tensão só diminui quando você estiver cantando mais agudo sem cair em falsete.
Você passará tranquilamente de um registro a outro quando cantar com a mesma tranquilidade de como se estivesse em uma conversa com amigos, isto é, utilizando a mescla nas passagens.
2) Como faço para ter um som consistente através de minhas passagens?
Desenvolva uma mescla entre os dois registros, voz de peito e voz de cabeça. Existem exercícios específicos para isso.
3) Como faço para cantar agudo sem tensionar?
Você deve aprender a relaxar usando somente os músculos corretos para o canto. Você pode aprender isso fazendo exercícios com sons que são comuns e que estamos acostumados a fazer durante toda a nossa vida.
Você deve aprender a relaxar desde o início senão adquirirá vícios.
4) Como faço para estender a minha região tanto para o grave quanto para o agudo?
Muitas das instruções vocais que se acham por aí, na realidade é corrupção, causam tensão e resultam em perda de extensão.
Estender sua região se consegue quando você usa menos ar para cantar mais agudo, isso permite que a movimentação das cordas vocais e da laringe seja natural e evita um espasmo deliberado na laringe.
Se empurrar muito ar você estreitará a passagem tubular até sua cabeça, fazendo com que seja realmente difícil cantar mais agudo conforme vai subindo para voz de cabeça e depois vai precisar de outro exercício para corrigir isso.
Se acrescentar mais ar do que o necessário, suas pregas vocais vão se tensionar mais, para resistir a passagem do ar, uma má solução que pode te trazer inúmeros problemas.
5) Como eu desenvolvo Vibrato?
Pense em um som trêmulo. O vibrato é uma oscilação entre duas notas e pode ser feito em várias velocidades, também é uma variação na tensão das cordas vocais.
O vibrato é ativado à vontade do cantor. Quando começamos a aprender o vibrato o fazemos através de exercícios e de forma deliberada e com a prática ele vai se tornando cada vez mais fluido, mais natural.
6) Há alguma maneira de aprender a cantar em diferentes estilos?
O processo se baseia em: a) imitação, b) aprender a ouvir todos os estilos, pois elementos de um estilo em particular podem se aplicar a outros estilos e c) aprender a mecânica do estilo.
7) Como faço para corrigir sons ofegantes, com ar ou apertados?
Empurrar ar causa tensão sobre tensão, não há liberdade vocal.
Para balancear a produção do som você deve aprender a reconhecer quando está fazendo demasiada tensão muscular e substituir essa tensão muscular por fluxo de ar e vice-versa.
Deve haver equilíbrio entre tensão e fluxo de ar. Se a voz estiver com muito ar é preciso que as cordas vocais se juntem e você consegue isso acrescentando um som acentuado e não deve empurrar ar excessivo.
Se tiver muita acentuação é preciso que se reduza a tensão ao não empurrar tanto ar e cantar ao nível da fala.
Uma das melhores maneiras de fazer isto é assegurar-se de que a laringe assume uma posição neutra.
A laringe muito alta causa um som apertado, pois a laringe fica na posição de engolir, por outro lado se o som está demasiado “oco” é porque sua laringe está muito baixa.
É necessário encontrar uma posição média para a laringe e é aí aonde você deve cantar.
8) Como faço para corrigir voz muito nasal ou uma voz opaca, sem nenhuma ressonância nasal?
Deve cantar ao nível da fala, lembre-se cantar é fala sustentada.
O treinamento vai fazer com que você aprenda o equilíbrio entre ressonância anterior (máscara, parte da frente da cabeça) e posterior (palato mole, faringe), criando um som balanceado.
9) Como posso aumentar a potência vocal?
Você precisa aprender a abrir a voz naturalmente, o que leva tempo e paciência. Não force a voz, conheça-a, encontre sua melhor voz.
A potência vem de liberar as cordas vocais para que vibrem por si mesmas, sem nenhuma interferência dos músculos externos da laringe.
Se a laringe está numa posição alta reduz a distância entre as cordas vocais onde o som é produzido e fecha onde o som é amplificado na parte de trás da garganta, na boca, na cabeça e na cavidade nasal.
Os grandes cantores não se apoiam em músculos fortes eles se baseiam na ressonância. Cantar não é tanto o processo de ganhar força e sim de aprender coordenações musculares e conexões.
É um processo de descoberta.
10) Como um homem faz para cantar em sua voz de cabeça e uma mulher para cantar em sua voz de peito?
O medo, a timidez, a autocrítica e a insegurança podem impedir que um homem descubra sua voz de cabeça, que não é o mesmo que falsete.
A voz de cabeça tem uma ressonância mais rica. A voz de cabeça pode ser mesclada com a voz de peito.
Os mitos de treinamentos incorretos e a debilidade dos músculos na borda das cordas vocais impedirão que uma mulher encontre sua voz de peito.
Então elas devem tratar a voz. Veja quais as melhores notas em sua região inferior.
A mescla da voz vai possibilitar com que uma mulher explore melhor sua voz de peito, criando um som pleno, conectado e coeso.